De acordo com uma análise divulgada pela empresa de marketing CRM Optimove na Global Gaming Expo (G2E) em Las Vegas, 75% dos jogadores consideram as ferramentas de jogo responsáveis como fundamentais para reforçar a confiança e a lealdade para com os operadores.
A empresa conduziu a pesquisa iGaming para esclarecer as posições dos jogadores sobre o desafio contínuo de lidar com comportamentos problemáticos de jogo na indústria iGaming.
A pesquisa foi baseada em consultas de 396 cidadãos dos EUA que eram jogadores online em setembro/outubro de 2023. Os entrevistados tinham mais de 21 anos e a renda familiar era de mais de US$ 75.000.
O Relatório Optimove 2023 de Preferências dos Jogadores em Marketing de iGaming mostra que aproximadamente 90% dos jogadores definem ativamente limites de apostas e 97% demonstram consciência dos recursos de jogo responsável , com 56% utilizando-os ativamente .
“ Isso destaca a crescente importância das iniciativas de jogo responsável dos sites de iGaming e sugere que as iniciativas de jogo responsável não apenas beneficiam os jogadores, mas também melhoram a reputação e a retenção de clientes dos operadores ”, observa o relatório.
O estudo acrescenta ainda que o Jogo Responsável representa um desafio crítico na indústria de iGaming. “Negligenciar medidas de jogo responsável pode levar a problemas de jogo, minando a confiança e a lealdade dos operadores. É essencial para uma relação jogador-operador saudável e sustentável ”, afirma Optimove.
Para abordar esses insights, a pesquisa Optimove 2023 iGaming oferece cinco recomendações principais que servem como um manual para operadores de iGaming e os ajudam a criar “uma estratégia de marketing personalizada e socialmente responsável”. Segundo a empresa, esta abordagem não só melhora a experiência do jogador, mas também mitiga eficazmente o risco de os jogadores desenvolverem hábitos e práticas pouco saudáveis:
- Promover o Jogo Responsável : Os operadores devem promover ativamente os recursos de jogo responsável, promovendo a confiança e a lealdade, apresentando-os de forma destacada nos seus websites e em materiais de marketing.
- Incentivar limites de apostas : Os operadores devem incentivar os jogadores a definir limites de apostas, implementando recursos fáceis de usar para ajuste de limites.
- Educação Contínua: Os operadores devem educar os jogadores sobre o jogo responsável, incluindo riscos potenciais e reconhecendo sinais de problemas no jogo.
- Monitoramento e Suporte : Os operadores devem estabelecer sistemas para monitorar o comportamento dos jogadores, oferecendo suporte e intervenção oportuna quando necessário, demonstrando seu compromisso com o bem-estar dos jogadores.
- Utilizar análise de dados: As operadoras devem aproveitar uma Plataforma de Dados do Cliente (CDP) para análise de dados para identificar e apoiar jogadores em risco de problemas de jogo, permitindo uma intervenção precoce.